EDERSON: O MELHOR GOLEIRO BRASILEIRO

 

A defesa (sem trocadilho!) que farei neste texto é polemica e suscita muitas discussões no meio do futebol. Qual o melhor goleiro brasileiro da atualidade? A resposta geralmente se concentra em três nomes: Alisson, Ederson e Weverton. Neste ponto, têm um consenso nacional principalmente porque os três foram convocados para o mundial do ano passado, no Qatar.

A questão é que o consenso acaba aí. As opiniões divergem e geralmente apontam para Alisson ou Weverton, com Ederson um passo atrás. Os que defendem Alisson dizem que o goleiro do Liverpool é titular da seleção desde 2015 e não comete erros que o faça perder a posição. Os defensores de Weverton apontam suas temporadas excelentes na meta do Palmeiras e utilizam seu rendimento aliado a época vitoriosa do alviverde para alça-lo a titularidade da seleção. E os defensores de Ederson? Bem, os defensores do titular do City não são muitos, na verdade são raros.

Me encaixo na última corrente. Acho que Ederson é o melhor e mais completo goleiro desta geração e não faço isso no calor do momento pela atuação sensacional na final da Liga dos Campeões deste sábado. Há algum tempo vejo Ederson como o goleiro mais regular e não entendo esse descarte tão fácil do goleiro do City das discussões sobre a titularidade da seleção.

Para os que defendem Alisson, considero Ederson melhor tecnicamente. O goleiro do Liverpool não comete erros sucessivos, mas também não faz tanta diferença quando joga pela seleção e precisamos desse goleiro, capaz de entregar algo a mais no momento decisivo, vide o que aconteceu contra Bélgica e Croácia nos últimos mundiais. Atuando pelo Liverpool, Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2019, mas também vem cometendo falhas acima do normal, sobretudo jogando com os pés, a pelo menos três temporadas, principalmente a última. Ederson já mostrou em momentos decisivos que tem condições de ser esse goleiro.

Aos defensores de Weverton, aponto o rendimento de Ederson e do City desde que o brasileiro chegou ao time, em 2017. São 5 Premier League conquistadas, duas finais de Champions e bem, Ederson foi escolha de Pep Guardiola para defender o gol do City. Weverton vem fazendo temporadas excelentes no Palmeiras, mas o nível dos adversários é totalmente diferente. Com todo respeito, uma coisa é ser regular no Palmeiras, outra coisa é fazer o mesmo no City.

Ederson joga melhor com os pés do que os dois. Além de sair do gol melhor, é capaz de iniciar a armação de jogadas no campo de defesa. Contudo, o principal fato para mim consiste em achar Ederson mais completo do que os dois. Acompanho regularmente os jogos do City na Premier League e vejo como Ederson é uma peça fundamental para o estilo de jogo proposto por Guardiola. O reflexo disso é que o brasileiro chegou a 100 jogos sem ser vazado em jogos da liga nacional.

É fato que o Brasil tem uma geração de goleiros muito boa. Tanto os três citados aqui quanto goleiros experientes como Cássio, do Corinthians, ou jovens como Lucas Perri, do Botafogo, tem totais condições de representar a seleção brasileira. Não tínhamos um grupo de goleiros assim desde 2002, quando Marcos, Rogério Ceni e Dida foram os convocados para a campanha do penta.

Mas reforço minha preferência por Ederson. As críticas que fazem ao rendimento do goleiro do City não se sustentam e parecem ser feitas mais por falta de conhecimento do que outra coisa. Se Ederson fosse mediano como alguns opinam, não seria titular do City de Guardiola desde 2017. Contudo, entendo que quando foi acionado na seleção não teve um desempenho tão regular. Quando teve uma sequência maior, durante a Copa América de 2021, o máximo que alcançou foram 5 jogos, ainda marcados pela derrota para a Argentina dentro de casa.

Apesar do último ponto, defendo que Ederson tenha uma sequência como titular da seleção. Até para provar que a atuação decisiva na final da Champions contra a Inter não foi ao acaso, foi resultado do ótimo trabalho que o brasileiro vem realizando ao longo dos últimos anos na Inglaterra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VELHO LOBO E O KAISER

VINI JR E O DILEMA SELEÇÃO E CLUBE

MADRID AMASSA UM BARÇA DEPRIMENTE